Seguidores

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

24 novembro, 2006

SKATE

www.unisulbusiness.blogspot.com
* por Vitor Fuganti

A revista 100% de setembro, ano 2000, trouxe uma matéria sobre o esporte apreciado por muitos jovens e conhecido mundialmente, o skate. A seguir, algumas considerações sobre o esporte.

História do skate – Segundo a revista 100%, o surgimento do skate data do início dos anos 60, mais precisamente na Califórnia, Estados Unidos. No auge do rock'n roll , os surfistas da época inventaram uma brincadeira para os dias em que o mar estava sem ondas. Juntando as rodinhas dos patins, com um shape, criaram skate.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Alexandre Viana (revista 100%), o Brasil só fica atrás dos americanos. "Somos a segunda maior potência do esporte no mundo. Mesmo com todas as dificuldades, principalmente financeiras, temos competidores vencendo os principais campeonatos do mundo".
Atualmente os skatistas norte-americanos e brasileiros são os melhores do mundo e os que geralmente ganham a maioria dos campeonatos. Infelizmente os principais atletas brasileiros ainda têm que competir no exterior para poder ganhar mais dinheiro.

Atletas do Skate - O maior expoente do skate mundial atualmente é o brasileiro Bob Burnquist. Apesar de o nome ser diferente do da maioria, isso é explicado pela descendência norte-americana que herdou do pai. O skatista começou a andar de skate aos 9 anos e chamou a atenção pela facilidade em andar de base trocada, switchstance.

Outros atletas de ponta que vêm ganhando muito destaque no mundo do skate são: Sandro Dias, o mineirinho, atual campeão mundial, Lincon Ueda, o japonês voador, Cara de Sapo, entre outros. A safra brasileira de skatistas de ponta nunca foi tão boa e, hoje em dia, nossos skatistas são melhores que os outros

Componentes do Skate - O skate é composto basicamente por quatro partes. São elas: shape, truck, rolamento e roda. O shape é a tábua de madeira na qual o skatista apóia os pés. Hoje em dia a evolução dos modelos proporciona maior equilíbrio e facilidade na hora de dar as manobras. O truck funciona como ligação entre o shape e as rodas. Ele é preso ao shape e tem grande importância. Os melhores são os que apresentam grande resistência e flexibilidade. O rolamento é essencial para um bom desempenho do skate e quem determina a velocidade ele terá. Por último vêm as rodas. São elas que tem todo o contato com o chão e proporcionam a estabilidade além da velocidade ao atleta. Uma boa qualidade das rodinhas faz muita diferença na hora de andar.
Que o skate é esporte apreciado por jovens, todos sabem. Mas o que se tem visto ultimamente são jovens não tão jovens fazendo manobras “radicais” sobre esta “miniprancha de surf” nas ruas da cidade. Os joelhos, os mertiolates, band-aids que o digam nas segundas-feiras nos escritórios. Ainda bem que os ternos de linho escondem as machucaduras.

* Vitor Fuganti é aluno da UBS, módulo Competências Básicas

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do texto! Sou estudante, faço mba de finanças, e estou fazendo minha monografia sobre a dificuldade financeira das associações de skate, essa matéria contem informações interessantes para meu trabalho! vc teria algo mais relacionado ao meu tema? muito obrigada! meu email é danielaprofissional@yahoo.com.br