Seguidores

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

21 novembro, 2006

Gincana Empresarial: Vitória, Comemoração e Aprendizagem

VITÓRIA!
as fotos do evento estão disponíveis em http://s118.photobucket.com/albums/o90/gincanaubs/


Após uma semana de atividades, no final da tarde de terça-feira foi declarado o vencedor. Por 7 pontos a mais a equipe Hari Porter do módulo “Organização e Gestão Estratégica” venceu a favorita Sixσ do módulo “Materiais, Produção Logística e Sistemas de Informações” com 1490 pontos. Em terceiro lugar ficou a equipe “Osmarqueteiro” representando a etapa “Marketing e Serviços” do curso.

A premiação foi o final de um evento que alcançou proporção muito maior do que a esperadas. Se a segunda-feira foi iniciada com uma pequena palestra e um café da manhã para os alunos, seguida pela decisão número 2 do software de gestão e pela atividade de mercado de capitais, o resto do dia foi embalado pela criatividade.


Começando pelo desafio “Inovando Com Arte”, para o qual as equipes deveriam criar um protótipo de produto a partir de sucata. Após essa atividade foi realizado o Paint Ball, jogo no qual duas equipes se confrontam com marcadoras que lançam pequenas bolas de tintas no oponente. Utilizando o equipamento de segurança, a atividade trabalha com estratégia, senso de equipe, coragem e criatividade.


A próxima atividade “Estratégia em foco” desenvolve as habilidades de equipe, equilíbrio, confiança e comunicação. O desafio era fazer com que 15 pessoas andassem juntas sobre tábuas de madeira, de maneira que todos tivessem que movimentar as pernas junto. O destaque foram as mulheres demonstrando um preparo muito maior para realizar atividades no mesmo ritmo.



“Hora H” no entanto, foi a atividade que demonstrou a importância da organização da equipe. Consistindo em passar bolinhas de diferentes tamanhos por “calhas” de cano pvc que eram seguradas pelos alunos, necessitava que eles se organizassem para manter um ritmo em que as bolinhas não caíssem, sendo que elas não poderiam ser tocadas. O caminho longo exigia que sempre houvesse alguém a frente da posição atual para manter o caminho por mais um pedaço de cano mantendo a rotação de pessoal.

Por último, “A hora da virada” foi uma atividade de tiro ao alvo utilizando as marcadoras de Paint Ball. Após essa atividade foi realizado um debriefing, em que alunos e professores trocavam impressões e opiniões.



A terça-feira começou com a terceira tomada de decisão do software. Com a competição cada vez mais acirrada entre as equipes, as decisões ganharam cada vez maior importância.





A segunda atividade no entanto, era bem mais descontraída. O “Baú de Recordações” estabeleceu uma maior integração entre as equipes através do reconhecimento de fotos dos alunos quando eram bebê. Essa tarefa valeu também como aquecimento para a próxima, na qual a desenvoltura demonstrou-se fundamental. “Apresentando a Arte” trabalhou a habilidade dos alunos demonstrando os produtos criados no dia anterior.



Ainda com base nas competências de relacionamento humano, foi apresentado, após o intervalo para almoço, o “Almoço Criativo”, no qual os alunos deveriam responder de maneira artística a questão “Por que fazer UBS?”. A primeira apresentação foi uma comédia teatral das equipes Hari Porter, Osmarqueteiro e Junbalaya sobre os professores e os alunos que mais se destacam.



Já a apresentação das equipes Sixσ e All In responderam ao tema com um vídeo ao som da música “Good Riddance”. O vídeo mostra fotos dos alunos em três aspectos, na universidade em contato com professores, nas saídas de campo e nos vínculos de amizade.



A tarefa “Redação Coletiva” propunha que os alunos de cada equipe escrevessem um texto sobre o tema criado por outra turma. Porém os alunos não podiam conversar entre si, de maneira que não havia comunicação entre eles e a redação surgia de forma totalmente espontânea.



Após a redação, tomou-se a decisão final para o software, atividade que mais valia pontos. Marcado pela alta competitividade entre as empresas, a Hari Porter surpreendeu a todos com a liderança seguida pela All In e pela Sixσ. No entanto, a atividade que mais chamou atenção foi a arrecadação de alimentos e brinquedos, pois as equipes conseguiram muito mais do que foi esperado. Com o total de aproximadamente 1,5 toneladas de alimentos destacaram-se as equipes Sixσ e Hari Porter como as que mais arrecadaram. As estratégias de captação das turmas foram caracterizadas pela parcerias com empresas e recursos através da produção de cds de música natalina cantadas pela própria turma.


9 comentários:

Anônimo disse...

Por 7 pontos a mais a equipe Hari Porter do módulo “Organização e Gestão Estratégica” venceu a favorita Sixσ do módulo “Materiais, Produção Logística e Sistemas de Informações” com 1490 pontos.

quem disse que eh favorita ???
voces ?!?
tsc tsc tsc.

Anônimo disse...

Com o total de aproximadamente 1,5 toneladas de alimentos a equipe Sixσ foi a vencedora.

sera ??

esse blog nao é da UBS,
é do sexto módulo.

Anônimo disse...

Agredecemos a todos que participaram... a gincana foi um sucesso, todos foram vencedores...

Anônimo disse...

Que venha a próxima e sorte a todos!

Grande Abraço Felipe Ferrasso

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Para os anônimos...

Primeiro foram os professores quem falaram q a Six Sigma era favorita.

Segundo se vcs pedirem a tabela, a six sigma ganhou a prova dos alimentos. Mesmo se oferecendo a um empate.


Terceiro quando forem fazer comentarios coloquem seus nomes, ou então nem comentem. Assumam as coisas que vcs fazem.

Só comentei pq acho nd a ver ficar falando coisa que nao acrescenta em nada.

e Parabéns mesmo pro pessoal do segundo módulo.

Concordo com o Joao, a gincana foi um sucesso...

e chegaa de coisa desnecessaria...

Marcos Krucken Pereira disse...

Deve se destacar também, a posição de destaque das mulheres. Danielle Alves, Natália Lima, e a Nicole de Zorzi foram premiadas e escolhidas pelas suas respectivas equipes por sua atuação de destaque, exemplos de responsabilidade, relações humanas e organização.

Parabéns as mulheres da UBS

Anônimo disse...

Meus caros...infelizmente não pude acompanhar todos os passos deste importante momento para vocês e à Unisul. Mas agora, nesta tarde em que lembro-me dos comentários dos colegas professores, leio as reportagens, vejo as fotos e assisto o filme, emociono-me por ver como vocês, jovens em idade, já aprenderam e cresceram tanto. Parabéns a cada um de vocês. Um abraço, Dâmaris.

Anônimo disse...

huauhahuahuauh
oh o bomaba trovando as mulheh...
ahhahhaa
gincana foi irada parabens a todos abrasso