Seguidores

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

20 setembro, 2008

UBS participa de livro sobre Empreendedorismo

Co-autoria de dois docentes do IPL
Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa

http://www.leiriaeconomica.com/item3126.htm

Texto de Célia Marques

Manuel Portugal e João Carvalho Santos, docentes do Instituto Politécnico de Leiria, e Fernando Serra, director da Unisul Business School (Santa Catarina, Brasil) são os autores do livro Ser Empreendedor – Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa, lançado recentemente pela editora Sílabo. «A ideia surgiu porque tivemos de dar aulas de empreendedorismo, e não encontrámos um livro que pudéssemos utilizar como instrumento didáctico. Por outro lado, os alunos fizeram muita força para que nós convertêssemos as nossas sebentas e apontamentos em livro. Aliás, eu diria que a força para levar este projecto até ao fim veio dos alunos», explica Manuel Portugal, um dos autores.Segundo Manuel Portugal, «não é um livro sobre casos de sucesso, nem a biografia de algum empresário que foi bem sucedido. Aliás, chamamos muitas vezes a atenção para os perigos e riscos. O nosso objectivo é despontar o "bichinho" e depois fornecer informação e ajudar a criar uma nova empresa». O público alvo é constituído «por alunos de todas as áreas – porque todos os cursos da ESTG têm uma disciplina de inovação e empreendedorismo. No entanto, também gostávamos que outros públicos lessem o livro. Na verdade, qualquer pessoa que não esteja satisfeita na sua situação laboral e pense numa mudança de vida pela via de criar a sua empresa faz parte do nosso público», explica.A linguagem é acessível, como tem de ser quando se define um público alvo tão vasto» e aos professores é também disponibilizado um conjunto de diapositivos que poderão usar nas aulas, o que traduz, «outro elemento de diferenciação face à oferta existente no mercado português», adianta o autor. Depois de um ano e meio de escrita e sete meses para «encontrar e negociar com a editora», o livro está finalmente nas prateleiras das livrarias.

Informação adicional

Autores: Manuel Portugal FerreiraJoão Carvalho SantosFernando Ribeiro SerraPVP: 26,80 EurosN.º de páginas: 384Formato: 17,5 x 24,5 cm ISBN: 978-972-618-505-5EAN: 9789726185055

Público Alvo

Leitores que já possuam ou pretendam vir a montar o seu negócio ou empresa de qualquer dimensão.SinopseQuem não sonhou já um dia tornar-se o seu próprio patrão? Poder gerir o seu dia-a-dia, as finanças, as ideias, as escolhas de vida, a carreira, a independência financeira e a realização pessoal e profissional à sua maneira?Qualquer que seja a dimensão do seu empreendimento ou o sector de actividade, da ideia de negócio ao projecto e ao sucesso, existe um caminho a percorrer. Os que triunfam fazem-no sonhar e são para si um incentivo para avançar? Está pronto a bater-se e a correr riscos? O sucesso não está forçosamente à mão, é necessário provocá-lo.O objectivo deste livro é ser um suporte fiável, dar-lhe informações, conhecimentos, técnicas, exemplos e dicas para que a sua busca de independência e sucesso tenha um desfecho feliz. Desafia-o a ser empreendedor. Desafia-o a pensar, criar e moldar a sua nova empresa. Afinal, ser empreendedor não é só para os ricos, os jovens, os iluminados ou para aqueles que possuem qualquer tipo de qualidade inata. Pode-se aprender a ser empreendedor e a maior parte das vezes o triunfo deve muito à vontade, ao bom senso e à perspicácia do empreendedor. A maioria dos grandes empresários esteve na situação em que você está agora: do nada criaram e materializaram os seus sonhos e ambições. Esta obra pode ser utilizada por qualquer pessoa que pretenda criar uma nova empresa, independentemente da sua idade, formação ou experiência profissional. O seu futuro pode começar aqui.

Sobre os autores

Manuel Portugal Ferreira: Doutor em Business Administration pela David Eccles School of Business, da Universidade e Utah, EUA, MBA pela Universidade Católica de Lisboa e Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Leiria, onde lecciona disciplinas na área de Inovação e Empreendedorismo, Estratégia Empresarial e Gestão Internacional. Dirige o centro de investigação globADVANTAGE onde estuda a estratégia de empresas multinacionais, aquisições internacionais de empresas, estratégias e dinâmicas regionais e empreendedorismo.

João Carvalho Santos:Licenciado em Gestão pelo Instituto Politécnico de Leiria e doutorando em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Professor das disciplinas de Inovação e Empreendedorismo, Estratégia Empresarial e Gestão Internacional no Instituto Politécnico de Leiria.

Fernando Ribeiro Serra: Doutor em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. Dirige a Unisul Business School e é pesquisador do Programa de Pós-graduação da UNISUL. Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas, já leccionou no IBMEC e na PUC-Rio. Autor dos livros Administração Estratégica Conceitos, Roteiro Prático e Casos (Reichmann & Affonso Editores, 2002) e Estudos de Caso: Como redigir, como aplicar (EditoraLab, 2005). A sua experiência profissional inclui cargos de direcção em empresas no Brasil e em Portugal, consultoria e participação em Conselhos de Administração.

Nenhum comentário: