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29 outubro, 2006

Atos de Filantropia


Atos simples como a doação de alimentos para um asilo, um hospital, uma creche e outras organizações assistencialistas podem representar um enorme contribuição social. No entanto, para que se obtenham melhores resultados, é importante avaliar as condições da instituição e suas reais necessidades.



Os alunos e professores da UBS promovem, nesse sentido, o desenvolvimento de uma parceria com uma creche para, em um ato filantrópico, chamar atenção dos empresários e da população em geral para essas questões. Parcerias, atividades extra-curriculares e extensão das universidades são alguns dos exemplos de projetos que acontecem hoje, porém sem a devida valorização.




Com a proposta de ir além do sonho, transformando-o em realidade, esse projeto diagnosticou problemas da creche dentre eles o terreno desnivelado e esburacado, o parquinho enferrujado, o muro incompleto e a falta de um sistema de escoamento. Além disso, o terreno esburacado oferece riscos para as crianças limitando o horário de lazer.




O projeto culmina com “Um Dia de Sonho”, oferecendo às crianças atividades de recreação, alimentação, doação de alimentos para a creche, presença do papai noel, doação de roupas e de brinquedos. Tudo promovido pelos alunos da UBS e orientado pelos professores, a fim de conseguir o apoio de empresas para investir na solução dos problemas destacados.

Na perspectiva de que o papel das empresas, universidades e outras instituições na relação com as organizações é orientá-las e apoia-las para atingir seus objetivos, estimulando a aprendizagem e a mudança social, a UBS exerce seu papel social.

20 outubro, 2006

Desafios na GOL Linhas Aéreas


VÔO 1907

* por Ricardo da Silva Perrone

Nessas últimas semanas o Brasil inteiro acompanhou o desenrolar do acidente do Boeing 737-800 da Gol, que caiu no dia 29/09 na Fazenda Jariran, no Mato Grosso.
Conforme se sabe até aqui, o Boeing se chocou com a aeronave Legacy, da Embraer, em pleno vôo. Embora o Legacy tenha conseguido pousar na Base Aérea do Cachimbo, a mesma sorte não coube ao avião da Gol, que caiu alguns minutos, culminando na morte dos 154 pessoas (148 passageiros e seis tripulantes).
Pela dificuldade de acesso ao local onde caiu o Boeing, as equipes de busca e salvamento, até sábado (14/10), ainda não haviam conseguido encontrar todas as vítimas do acidente. Em entrevista às emissoras de televisão, o Brigadeiro Jorge Kersul Filho, responsável pelas operações, afirmara que “A situação é muito pior do que se imagina”.
A fim de contribuir no resgate da fuselagem, segundo o Jornal Folha de S.Paulo (14/10/06), foram mobilizados mais doze aviões.
Não se tem, até o momento, o resultado oficial das análises, a fim de se julgarem os culpados pela fatalidade. Os pilotos do Legacy, porém, estão com os passaportes apreendidos pela Policia Federal brasileira, já que a Aeronáutica constatou que eles alteraram a rota do vôo sem comunicar a torre de comando. Fato que resultou no choque em pleno ar dos dois aviões.

* por Ricardo da Silva Perrone é aluno da UBS, módulo 1º.

16 outubro, 2006

Moda em Paris

* por Catarina de Macedo Buzzi




Segundo o site de moda do Terra (www.terra.com.br, acesso em 9/10/06), a Semana da Moda de Paris, umas das mais importantes do mundo no quesito, durou oito dias. Os desfiles mostraram que a tendência primavera-verão será de comprimentos curtíssimos, microshorts, transparências e decotes.

Mas o que causou muita repercussão foi o comportamento do estilista Jean-Paul Gaultier que, na comemoração dos 30 anos da marca, fez um protesto às regras impostas pela Espanha, onde, para espanto do restante do mundo, lá as modelos muito magras foram proibidas de desfilar.

O protesto do estilista em Paris, segundo ainda o site Terra, consistiu em colocar uma modelo obesa vestindo cinta-liga para desfilar na passarela. Já no desfile da Chanel, houve muitos microshorts e minissaias, dando a estender que neste verão teremos muitas pernas de fora. Além disso, muito dourado (como nas tendências passadas), paetês, transparência, acessórios e, claro, muito brilho.

Certamente esta moda vai emplacar no Brasil, já que sol, praia e pernas bonitas não faltam por aqui. Gisele que o diga!

* Catarina de Macedo Buzzi é aluna da UBS.

05 outubro, 2006

Visita à Renaux

Os módulos de "Materiais, Logística, Produção e Sistemas Informação" e "Marketing e Serviços" visitaram no dia cinco de Outubro a companhia Têxtil Renaux (BOVESPA: TXRX). Situada em Brusque, berço da fiação catarinense, após 8 décadas produzindo commodities, hoje investe na criação e no capital humano para crescer ainda mais buscando a diferenciação.




Fundada em 1925, produzia os tecidos Goeblins e Madras, utilizados para decoração. Na década de 40 evoluiu para fiação de fio retorcido e em 60 iniciou a confecção de camisa e calças, voltadas pra o público masculino. A trajetória prossegue com a introdução do maquinário para acabamento nos anos 70 e a mudança para o fio singelo nos 80. A década de 90 foi marcada pela modernização da fábrica, porém a maior mudança se realizou neste ano, com a mudança da estrutura acionária, executiva e de mix de produtos.


A interação com empresa permite que os alunos tenham noções reais de logística.


A obtenção de matéria-prima através de transportadoras terceirizadas e o estoque de insumo.


Até então, a produção era caracterizada pelo baixo valor agregado e o portfólio de cerca de 200 tipos de tecido. Entretanto, comparada com outras empresas do setor, a catarinense não competia em escala.

O processamento do algodão


Fardos para movimentação


Porém, com a introdução da gestão profissional, a análise de custos reduziu para cerca de 100 tecidos a produção fabril. Além disso, a nova política de marketing apresentou uma nova aproximação com os clientes, oferecendo novos tipos de amostra e conceitos de coleção, definindo um novo foco estratégico.


Conceitos de produção


repetitiva em massa



A coleção metamorfose, uma relação com a fase pela qual a organização inicia, busca avaliar as tendências de moda e orienta-se no público feminino. Com novas linhas de produtos – Nature, Tech, Fresh, Mix e Bright – criou-se um processo de diferenciação. A empresa atende os segmentos feminino, masculino, infantil e homewear (decoração e pijamas).


Esse processo, no entanto só acontece por causa da reorientação de recursos humanos, buscando uma maior valorização do profissional bem como um desempenho melhor de toda a cadeia produtiva.

04 outubro, 2006

Salas apadrinhadas

O apadrinhamento de sala da UBS é estabelecido como uma parceria entre a universidade e uma organização parceira. Por meio desta parceria, os alunos estudam em salas aperfeiçoads pelas empresas, que fornecem desde móveis a equipamentos, criando um ambiente de excelência em aprendizagem e desempenho dos alunos e dos professores.



A Gesplan, por exemplo, é a primeira empresa a participar deste projeto, e fornece, além dos diferenciais mencionados, o sistema de jogos de empresa, o “Painel do Gestor”, utilizado pelos alunos no módulo “Administração e Negócios”. O sistema permite que o aluno cresça ainda mais tendo contato com a simulação, aprendendo a trabalhar com os diversos softwares de gestão, como Business Inteligence e ERP.


A “CMS Gestão e Assessoria” apadrinha a sala oferecendo equipamentos, projetor e computador, móveis, e o software de acompanhamento de mercado de valores, utilizado no módulo finanças e orçamento empresarial. O sistema possibilita que os alunos acompanhem a evolução das ações e do mercado em tempo real, desenvolvendo suas competências de análise de contexto e tomada de decisão. Além disso, o tópico Pesquisa Operacional é ministrado pela professora doutora Ana Lopes, que apresenta na Expomoney a “Avaliação do desempenho de carteiras de ações por um modelo diferenciado”.

Ainda, as parcerias proporcionam aos alunos a realização de projetos integradores com essas empresas e que a UBS realize cursos com os profissionais das empresas, promovendo o contato com alunos. Essa interação possibilita também que o perfil dos alunos sejam analisados pelas empresas transformando-se em oportunidades de estágio e pesquisa, além de posteriormente, emprego.

03 outubro, 2006

Palestra às 19:00 no dia 4/10

Paulo Maurício Campos profere amanhã palestra gratuita na Unisul Business School.

"Petrobrás - Estratégia, Crescimento e Rentabilidade."

Formado em ciências contábeis pela Faculdade Moraes Júnior - Rio de Janeiro, com MBA em Contábeis pela FGV-RJ e MBA em Ciências Políticas pela UFRJ, Campos é gerente de Relacionamento com Investidores da Petrobrás desde novembro de 2002.