Seguidores

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

05 outubro, 2006

Visita à Renaux

Os módulos de "Materiais, Logística, Produção e Sistemas Informação" e "Marketing e Serviços" visitaram no dia cinco de Outubro a companhia Têxtil Renaux (BOVESPA: TXRX). Situada em Brusque, berço da fiação catarinense, após 8 décadas produzindo commodities, hoje investe na criação e no capital humano para crescer ainda mais buscando a diferenciação.




Fundada em 1925, produzia os tecidos Goeblins e Madras, utilizados para decoração. Na década de 40 evoluiu para fiação de fio retorcido e em 60 iniciou a confecção de camisa e calças, voltadas pra o público masculino. A trajetória prossegue com a introdução do maquinário para acabamento nos anos 70 e a mudança para o fio singelo nos 80. A década de 90 foi marcada pela modernização da fábrica, porém a maior mudança se realizou neste ano, com a mudança da estrutura acionária, executiva e de mix de produtos.


A interação com empresa permite que os alunos tenham noções reais de logística.


A obtenção de matéria-prima através de transportadoras terceirizadas e o estoque de insumo.


Até então, a produção era caracterizada pelo baixo valor agregado e o portfólio de cerca de 200 tipos de tecido. Entretanto, comparada com outras empresas do setor, a catarinense não competia em escala.

O processamento do algodão


Fardos para movimentação


Porém, com a introdução da gestão profissional, a análise de custos reduziu para cerca de 100 tecidos a produção fabril. Além disso, a nova política de marketing apresentou uma nova aproximação com os clientes, oferecendo novos tipos de amostra e conceitos de coleção, definindo um novo foco estratégico.


Conceitos de produção


repetitiva em massa



A coleção metamorfose, uma relação com a fase pela qual a organização inicia, busca avaliar as tendências de moda e orienta-se no público feminino. Com novas linhas de produtos – Nature, Tech, Fresh, Mix e Bright – criou-se um processo de diferenciação. A empresa atende os segmentos feminino, masculino, infantil e homewear (decoração e pijamas).


Esse processo, no entanto só acontece por causa da reorientação de recursos humanos, buscando uma maior valorização do profissional bem como um desempenho melhor de toda a cadeia produtiva.

Nenhum comentário: