Projeto Integrador


Iniciado o contato com a empresa, parceira do curso ou sugerida por professores ou alunos, as equipes são formadas e as empresas escolhidas. O professor então, se torna um orientador,
e continuando o processo, os alunos elaboram um pré-projeto e iniciam um estudo sobre a empresa, a fim de identificar as principais características. A partir dessa primeira fase, realizada a partir de fontes secundárias - livros, sites e periódicos - os projetos são discutidos em sala de aula para que se possa enriquecer ainda mais o trabalho. Essas atividades resultam no projeto que será discutido com a empresa. Nesse semestre seram trabalhadas as seguintes empresas:



Da mesma forma que Consultores Empresarias os alunos apresentam o projeto à empresa e seguem o aspecto acadêmico, definindo a metodologia e toda a base de conhecimento que irá suportar o trabalho acadêmico, orientado pelo professor responsável. Dessa forma, o diagnóstico empresarial inciado na primeira etapa, adquire mais consistência através da troca e comparação das informações até então obtidas. Muitas vezes, na condição de novo entrante, a empresa ainda não possui conhecimento detalhado do mercado, tanto em relação aos concorrentes quanto aos clientes.

nossos conhecimentos. Com o projeto, a gente acaba
também aplicando algo que deveríamos fazer mas
não tínhamos capacidade. Isso atende a necessidade
da empresa e da universidade.”
Cristiane Tissot - diretora comercial
do Laboratório Médico Santa Luzia
Junto com o diagnóstico, a equipe também elabora um serviço a ser prestado à organização. A realização desse serviço é também avaliada como parte do projeto e por tanto segue as mesmas determinações acadêmicas. O resultado de pesquisas em fontes secundárias e em atividades de campo é apresentado à uma banca de professores no final do semestre. Essa apresentação é então avaliada e criticada para então se definir o modelo a seguir para expor os resultados para a instituição.

“No primeiro módulo os alunos realizarão a pesquisa em Celso Ramos para avaliar o impacto da construção da barragem.A atividade é realizada com entrevistas na empresa, na prefeitura e na comunidade, a fim de obter a maior quantidade de informações. Desenvolve-se assim a habilidade de comunicação e o senso de ética e responsabilidade social. Ainda, é realizado uma pesquisa no solo para avaliar o impacto do empreendimento em fontes arqueológicas. O projeto desenvolve a capacidade de empreender, liderar, estudar metodologia e tomar decisões. “
Marco Aurélio De Mais - Professor Phd da UBS
Marco Aurélio De Mais - Professor Phd da UBS
2 comentários:
O projeto integrador realmente é uma exelente forma de aproximar o acadêmico da vida prática.
Porra! Que trabalho legal! Queria ter um desse tipo na minha facu... mas tudo bem.
Olha ae o Marcão! em várias fotos! hahaha
abraços
fui
Postar um comentário