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29 setembro, 2006

Projeto Integrador

Se o projeto integrador visa desenvolver as competências dos alunos, é pelo resultado das propostas que o empresário tem retorno. A forte interação entre o meio acadêmico e o mercado, estabelecido também nas palestras serve como suporte para o desenvolvimento dos projetos. Destaca-se ainda, como atividade de aproximação, o desenvolvimento de projetos como o artigo do Professor Marcus Vinícius de Lima "Avaliação de Empresas de Pequeno Porte no Brasil através da Metodologia Construtivista de Apoio à Decisão MCDA-C" - premiada no ANANPAD - e a palestra "Avaliação do desempenho de carteiras de ações por um modelo diferenciado" apresentada pela Professora Ana Lopes na Expomoney.





Iniciado o contato com a empresa, parceira do curso ou sugerida por professores ou alunos, as equipes são formadas e as empresas escolhidas. O professor então, se torna um orientador,
e continuando o processo, os alunos elaboram um pré-projeto e iniciam um estudo sobre a empresa, a fim de identificar as principais características. A partir dessa primeira fase, realizada a partir de fontes secundárias - livros, sites e periódicos - os projetos são discutidos em sala de aula para que se possa enriquecer ainda mais o trabalho. Essas atividades resultam no projeto que será discutido com a empresa. Nesse semestre seram trabalhadas as seguintes empresas:









Da mesma forma que Consultores Empresarias os alunos apresentam o projeto à empresa e seguem o aspecto acadêmico, definindo a metodologia e toda a base de conhecimento que irá suportar o trabalho acadêmico, orientado pelo professor responsável. Dessa forma, o diagnóstico empresarial inciado na primeira etapa, adquire mais consistência através da troca e comparação das informações até então obtidas. Muitas vezes, na condição de novo entrante, a empresa ainda não possui conhecimento detalhado do mercado, tanto em relação aos concorrentes quanto aos clientes.
“Também aprendemos com eles e reciclamos
nossos conhecimentos. Com o projeto, a gente acaba
também aplicando algo que deveríamos fazer mas
não tínhamos capacidade. Isso atende a necessidade
da empresa e da universidade.”
Cristiane Tissot - diretora comercial
do Laboratório Médico Santa Luzia





Junto com o diagnóstico, a equipe também elabora um serviço a ser prestado à organização. A realização desse serviço é também avaliada como parte do projeto e por tanto segue as mesmas determinações acadêmicas. O resultado de pesquisas em fontes secundárias e em atividades de campo é apresentado à uma banca de professores no final do semestre. Essa apresentação é então avaliada e criticada para então se definir o modelo a seguir para expor os resultados para a instituição.


“No primeiro módulo os alunos realizarão a pesquisa em Celso Ramos para avaliar o impacto da construção da barragem.A atividade é realizada com entrevistas na empresa, na prefeitura e na comunidade, a fim de obter a maior quantidade de informações. Desenvolve-se assim a habilidade de comunicação e o senso de ética e responsabilidade social. Ainda, é realizado uma pesquisa no solo para avaliar o impacto do empreendimento em fontes arqueológicas. O projeto desenvolve a capacidade de empreender, liderar, estudar metodologia e tomar decisões. “
Marco Aurélio De Mais - Professor Phd da UBS

2 comentários:

Anônimo disse...

O projeto integrador realmente é uma exelente forma de aproximar o acadêmico da vida prática.

Anônimo disse...

Porra! Que trabalho legal! Queria ter um desse tipo na minha facu... mas tudo bem.
Olha ae o Marcão! em várias fotos! hahaha
abraços
fui