Seguidores

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

01 outubro, 2007

Processos Seletivos: O Que Dizem os Professores




Prezados Alunos,

A UBS, por diferentes meios, informou-os sobre os Programas de Seleção. Hoje queremos deixar algumas orientações sobre as técnicas utilizadas nestes programas.

Não esqueçam:
Os vencedores chegam à frente surpreendendo seus mestres e toda a torcida. A UBS construiu com vocês o que há de melhor, agora vençam! Acreditamos em vocês.

1) Fui chamado à Seleção, e agora? Como é isto?

O momento de seleção de um candidato a uma vaga, de estágio, trainee ou emprego, é um momento de COMPARAÇÃO, AVALIAÇÃO e DECISÃO sobre qual pessoa tem as características mais próximas às do cargo. Por isto:

- Conheça a Empresa antes da entrevista: visite e leia o site, procure notícias nos jornais e revistas, informe-se;
- Conheça as características do cargo: é para a área financeira, mkt, logística, pessoal? Quais os conhecimentos técnicos requeridos? Quais as competências expostas no texto do recrutamento?

2) Técnicas em uso:

a) Entrevista com Especialista em RH:

Nesta primeira Entrevista eles farão perguntas sobre o currículo que você apresentou, aprofundando as informações ali impressas.
Perguntas típicas:
- como foi o último emprego (estágio), empresa e chefe;
- o que você mais aprendeu em suas últimas experiências acadêmicas (estágios) e ou profissionais;
- por que você atendeu ao recrutamento desta vez;
- o que você espera desta oportunidade;
- por que você considera ser o melhor candidato?
Ética, Responsabilidade, Expectativas, Ambição, são alguns valores observados neste momento.

Se você passar nesta entrevista será encaminhado às demais, desta vez com os responsáveis pelo Departamento concedente da vaga.

b) Entrevista com Responsável pelo Departamento solicitante:

As perguntas, neste momento, serão mais técnicas, ou seja, específicas sobre a área em aberto. É cada vez mais comum que nesta entrevista o responsável convide colaboradores para que observem ou também questionem o candidato.

Então, meu caro, esteja ATUALIZADO quanto ao que se passa na área em questão. A vaga é à área de Marketing? Quais foram as últimas notícias interessantes veiculadas na mídia? Você conhece a estratégia de MKT desta Empresa? Como você avalia sua última campanha, produto e ou serviço? E se você não souber, como responderá? Gaguejando?

Se você não pesquisou sobre o assunto passará vergonha e certamente encontrará um competidor melhor preparado.

c) Provas de Conhecimento:

Podem ser provas de conhecimento específico, como por exemplo, a resolução de um case, construção de um projeto à empresa (ali, na hora, na frente de todos e sem aviso prévio!), informática, idiomas; bem como poderão ser provas de conhecimento geral, como noções de política, economia ou até cultura geral sobre outros Estados do país (ou outros países, como tem acontecido, por exemplo, nos processos seletivos à área de importação e exportação).

Preste atenção ao texto do recrutamento, ele já apresenta uma série de informações que se bem observadas lhe darão o direcionamento adequado para enfrentar a seleção.

d) Exames Psicológicos: psicométricos ou de personalidade

Têm como objetivo medir habilidades específicas como, por exemplo, raciocínio lógico, inteligência verbal, matemática, ou verificar como você reage à frustração, quais seriam suas tendências de conduta no convívio social, dentre outros aspectos. Por isto, seja sempre espontâneo, verdadeiro para que entrevista, testes e exames apresentem resultados coerentes entre si, ok? E enquanto este momento não chega, pense em como desenvolver sua inteligência emocional e equilíbrio comportamental.

e) Dinâmicas de Grupo: competências em análise

Você sabe que competência = comportamento observável. O currículo apresenta sua experiência e conhecimento, mas COMO você vivenciou tudo até então, o que você conseguiu internalizar será testado, agora, nas Dinâmicas de Grupo. Neste momento haverá 1 condutor que apresentará as regras do exercício (ouça-o com TODA a atenção, as regras são explicadas apenas 1 vez), e observadores dispostos em diferentes lugares da sala. Normalmente as técnicas têm como foco criar uma situação em que a competência X seja entregue. Quem a tem, já demonstrará nos primeiros momentos, igualmente quem não a domina. Se você for criativo, até num pequeno desenho isto aparecerá e se confirmará ao longo de todos os demais longos (e observados) minutos. É possível um candidato simular no currículo, na entrevista e na prova, mas na Dinâmica de Grupo não. Sabe o porquê? Aqui você estará competindo diretamente com outros candidatos e sendo observado por muitos...você não conseguirá simular uma conduta enquanto precisa pensar a resolução do problema proposto e comportar-se da melhor forma...algum passo sairá errado. O que você conclui disto? Seja espontâneo e verdadeiro! Cada um de nós tem o seu perfil, o seu mix de competências internalizadas, você encontrará o seu espaço, o seu lugar e será bem sucedido.

Identifique o Recrutamento de seu interesse, atenda-o e Participe com toda responsabilidade da Seleção.

Você quer conversar mais sobre isto?

Procure a Equipe de Direção e Assessoria da UBS.



Responsável

Psicóloga Dâmaris Oliveira Batista Silva, Professora UNISUL.
Damaris.unisul@unisul.br
(48) 32610070
(48) 32610058

Nenhum comentário: