Seguidores

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

22 abril, 2007

Educação Experiencial





O conceito "Educação Experiencial" é definido por aprender fazendo. William Glasser afirma que a retenção de informações é de 10% por aprender lendo, 20 % ouvindo, 30% pela visão, 50% pela demontração, 70% discutindo, 80 % através da prática e 95% ensinando.

A proposta da Gincana Empresarial UBS, permite que os acadêmicos possam aprender através do planejamento e da execução da gincana, isto é, realiz
ando atividades como a criação da tarefa, o compartilhamento das dúvidas, a discussão em torno da mesma, demonstrando o funcionamento, acompanhando os acadêmicos realizarem a proposta, discutindo os resultados e ensinando as formas de trabalho, os valores e a experiência. Dessa forma, é possível aprender mais eficientemente, conforme proposto por Kolb et al e Nonaka et al.


De maneira semelhante, a proposta do Outdoor Education visa trabalhar as competências dos alunos em situações fora do ambiente de conforto, conforme a metodologia "Educação Experiencial ao Ar Livre". Neste processo, segundo Outward Bound:






A estrutura corresponde ao perfil psicológico e físico do aluno, o desafio à atividade proposta, a experiência ao conhecimento que servirá de ferramenta para conduzir a atividade, o suporte ao estímulo e ao companherismo, o retorno como comunicação entre aluno e instrutor e finalmente a reflexão para gerar e comunicar novas formas de conhecimento.

Sendo o desafio a realização de uma gincana, uma trilha, um rafting, uma canoagem, é importante que se construa uma experiência e com isso uma identidade, a qual o curso de administração da UBS busca estabelecer através do saber fazer, saber ser e do saber agir, provendo o profissional de competências técnicas, cidadãs e comportamentais.

Perfil do Profissional
http://www.unisul.br/content/paginadoscursos/administracaoenegocios/DadosdoCurso/perfildoprofissional.cfm


Aribira Aventuras
http://www.aribira.com.br/metodologia_experiencial.html

Outward Bound
http://www.obb.org.br/

Wikipedia - Aprendizagem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem

Construtivismo
http://www.ufv.br/dpe/edu660/resteapiaget.html

Liderança e Andragogismo
http://www.library.com.br/qualidadevida/pg021.htm

Teorias da Aprendizagem e Práticas de Ensino: Em Busca de um Equilíbrio
http://esec.pt/~susana/Publicacoes_files/susana_PDF/Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf

Uma Abordagem Experimental Orientada para o Desenvolvimento de Competências Gerenciais
http://www.ea.ufrgs.br/gap/arquivo1/arquivo1_cap6.htm

Nenhum comentário: