Seguidores

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

25 julho, 2007

Lições do Vôlei


O desempenho dos times de vôlei podem ensinar muito às empresas.Apesar de ser um jogo, é uma competição e por isso deve ser encarado com toda a seriedade que qualquer organização precisa para ser bem sucedida.


Se um ataque pode se transformar em um ponto, pode representar também um objetivo para a empresa. É a conclusão de um processo, da compreensão de um estímulo do ambiente até sua finalização, uma resposta. Todavia, essa resposta não se transforma em sucesso, a não ser que ela atenda aos desafios do mercado e atinja o lugar certo. Um cliente, uma inovação que substituia os produtos do mercado, um fornecedor que permita um melhor desempenho da cadeia de valores.


Um bloqueio permite uma resposta rápida ao adversário, também a empresa deve estar pronta para fazer o mesmo. Porém, a rapidez dessa atividade não garante seu sucesso. Por mais veloz que seja, uma resposta inadequada pode se tornar uma bola para fora. E um ponto para as forças do mercado.


Não obstante, para a empresa responder corretamente ao mercado, é necessário que desempenhe bem sua função. Dar lucro visando o bem de seus parceiros, clientes, acionistas. Para tanto ela precisa entendê-lo, superar suas fraquezas, vencer as ameaças, saber usar suas forças e aproveitar suas oportunidades.

As forças, em geral, são viabilizadas através das competências. E as empresas tem suas competências baseadas no capital intelectual que as compõe. Serra define "Foco, liderança e equipe, aposta e sustentação das premissas como fundamentais para o bom desempenho das habilidades e o conhecimento de cada um". Para isso, muitas vezes, é necessário que regras se preponderem sobre os indivíduos. Tal como o "corte" de Ricardinho para a Seleção Brasileira no Pan.



Bernadinho realizou um feito incrível. Colocou ordem, números e controle entre os jogadores. Giba, apesar de mencionar a falta do colega e amigo, sabe, em números, quantos contra ataques deram certo. Definindo sua importância Scott Davis coloca "O que não é mensurado não é administrado" .


Por fim, se acertar é uma obrigação e toda a empresa deve se orientar para isso , deve-se usar de estratégias para que o adversário erre, além das estratégias sobre os recursos da empresa.


Agradecimentos:

Fernando Serra

Giovane Gávio

Marcus Anátocles

Baltazar D'Andrade Guerra

Diclô Júnior

Nenhum comentário: