Diário de Pioneiro Irredutível
Pioneiros Irredutíveis foi a expressão utilizada pelo nosso caro professor Lusitano, Baltasar (também conhecido como José Baltazar Salgueirinho Osório Andrade Guerra) para definir a primeira turma da Unisul Business School.
Como um dos membros dessa "família", lanço hoje, neste blog, um novo capítulo, uma nova seção, para que possa compartilhar meu crescimento profissional com a UBS.
Atualmente trabalho com consultoria em gestão de desempenho de negócios, na Gesplan, parceira da UBS. Apesar de ser novo neste trabalho, esta semana pude conhecer a realidade do uso da inteligência de negócio em uma grande empresa. Uma enorme empresa.
A realidade da controladoria em uma empresa de dimensões gigantescas são bastantes diferentes do que poderíamos pensar na sala de aula. A comparação entre os valores orçados no planejamento e a realizado nas operações da empresa exige sistemas de informação de altíssima perfomance. Coletar dados no campo, enviar para a matriz, consolidar e gerar informações exige que a empresa invista milhões em tecnologia de informação. E mesmo assim, os dados podem não ser suficientes.
Os conselheiros e investidores das empresas precisam de informações atuais e transparentes, de forma que os dados tenham que ser recebidos e analisados em poucas horas para gerar informação suficientes para um relatório. Poucas horas após o final do mês uma operação complexa é acionada para consolidar estes dados. E para isso, as operações de campo devem estar alinhadas e gerando dados segundo a segundo, a cada mudança.
Um comentário:
Estou certo que desempanharas um grande papel junto a Gesplan!
Deixe tua ambição te levar...
um grande abraço,
MM
Postar um comentário