Seguidores

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

11 novembro, 2006

Gincana Empresarial: Decisões

Se o investimento inicial em promoção na maioria das equipes, surpreendeu os alunos que criaram o projeto ( Erik, Renato e Thiago) o momento atual exige que elas se voltem para a tomada de decisões com agilidade. Tanto na arrecadação de alimentos e brinquedos para a creche quanto na execução do simulador de empresas e nas outras tarefas.


No entanto, as ações de marketing não podem ser esquecidas. Reconhecendo a importância da continuidade do investimento, a Six_sigma adotou uma estratégia agressiva para captação de recursos chamou a atenção de todos que estavam na universidade. Lançou de um cd com músicas natalinas, sendo uma faixa gravada pelos alunos, para arrecadar mais fundos. Este evento marcou o dia de aula de sexta-feira.


Todavia, as decisões sobre o simulador exigiu o empenho de todos os participantes. As notícias de que o mercado crescia empolgou as empresas, All In, Hari Porter, Osmarquetero e Six Sigma, definindo as estratégias de marketing e produção. Destacou-se o uso da informática no apoio a tomada de decisão.

Motivados pela competição e pelo crescimento frente aos desafios da gincana, os alunos planejam, crescem, transformam-se em empreendedores e empresários. Competentes, comprometidos, criativos, inovadores e ambiciosos.


07 novembro, 2006

Gincana Empresarial: Crescimento do Acadêmico frente a Competitividade Estratégica




Neste início de competição as empresas se destacam no aspecto promocional. Através de iniciativas criativas, desafiadoras e perspicazes, as equipes se utilizam dos mais diferentes elementos, como cartas, design elaborados e até os cartazes à caneta, para transmitir sua mensagem.



A saudável competição transforma o corredor da Unisul Business School. No artigo passado , foi mencionado como a estratégia se desenvolve respondendo, desviando e se aproveitando dos estímulos dos adversários. Da mesma forma as equipes crescem neste ambiente.

Esse crescimento representa nos alunos o desenvolvimento prático e teórico, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de competências. Diretor da Unisul, prof. Aílton Nazareno Soares considera que a capacidade de unir ensino, pesquisa e extensão é um dos principais destaques da Gincana. Ainda, ele afirma que "a avaliação dessa proposta pode demonstrar a melhoria da qualidade de ensino inclusive na sala de aula, através de um mecanismo único. A idéia da gincana deverá ser disseminada para outros cursos como uma nova proposta e configuração após efetivada a avaliação dos resultados."




Quanto as tarefas, a primeira delas foi concluída por duas empresas, "All In" e "SixSigma". Sendo de nível básico, consiste na apresentação de fotos dos participantes quando eram bebês, para serem usadas em uma próxima atividade. Esse tipo de atividade demonstra a organização e a agilidade da equipe para atender uma necessidade da equipe organizadora, metafóricamente, a mão invisível do mercado.

Não obstante, o desenvolvimento da gincana pode aproximar as empresas da universidade. A busca por parcerias, rede de contatos e presença dos empresários no ambiente acadêmico estimula os alunos e cria oportunidades de emprego, de novas propostas de responsabilidade social e de pesquisas.

05 novembro, 2006

Estratégia no Debate


Nos últimos meses observamos e participamos do processo eleitoral. A cada dois anos somos inquiridos a expressar nossa opinião sobre os candidatos que disputam a maioria dos eleitores. Ponto máximo dessa disputa é o debate, parte de uma estratégia que é criada muito antes do evento.
Como em uma batalha, no debate o tabuleiro é definido, as peças são posicionadas, os movimentos são escolhidos. Tal como no xadrez as peças, metaforicamente comparáveis às questões, tem valores maiores e menores, bem como movimentos maiores e menores. O resultado disso se vê ao longo do evento, onde o cenário se desenrola na frente de olhares esperançosos, questionadores e desmotivados.
Movimenta-se um peão, desloca-se um cavalo, as questões são colocadas desafiando o jogador a mais uma resposta. Em um primeiro momento, parece um teste para avaliar quem está mais bem treinado para responder as questões mais polêmicas, mais pertinentes e da forma que os espectadores compreendam ou sejam surpreendidos. Blefa-se também. Fingem-se ataques, oferecem-se pontos para ser atingido e explorar vulnerabilidades no oponente.
Porém é importante compreender a estratégia dos jogadores. Nenhum movimento é feito sem a visualização de seu impacto no jogo. As respostas não são feitas para atender a questão, mas para se posicionar diante do adversário e influenciar o cenário para prejudicá-lo. Desequilibra-lo e expor o seu recurso mais valioso.
Porém, a vitória no discurso não define a vitória na platéia. Por trás dela existem valores, crenças e significados. A compreensão da derrota dificilmente acontece da mesma maneira, e a argumentação da opressão pode influenciar mais do que a análise racional da proposta.

02 novembro, 2006

Gincana Empresarial






Dentre as mais diversas atividades da UBS, destaca-se neste post a Gincana Empresarial UBS. Criada com iniciativa dos alunos e orientada pelos professores, o projeto surgiu no módulo de marketing e serviços. Também nesse módulo foi criado o projeto de assistência filantrópica, apresentado na última postagem.
Para a Gincana foi criado o conceito de “equipe-empresas” representando os módulos:






Cada uma deverá executar uma série de tarefas, desenvolvendo as habilidades de criatividade, relacionamento, empreendedorismo entre outras. No dia trinta do mês de outubro foi iniciada a gincana com uma apresentação sobre as atividades que deverão ser desenvolvidas até os dias treze e catorze de novembro, quando serão realizadas as etapas mais importantes. Nesse primeiro momento foi criada a estrutura da empresa, definindo as funções de presidência, marketing, recursos humanos e financeiro. Em seguida, os nomes das equipes foram criados e com isso a estratégia de promoção.



A transformação realizada no ambiente criou um ambiente de interação entre os módulos bem como uma forma de competitividade. Dessa maneira os alunos aprendem, se divertem e aplicam o conhecimento adquirido em sala. Além disso, cada forma de expressão das empresas para se destacar no campus e responder a propaganda dos outros enche os corredores de personalidade.


A atividade principal da Gincana é o trabalho com o jogo de simulação empresarial, que cria um ambiente virtual para a competição entre as empresas, caracterizado pelo movimento dos consumidores, concorrência entre os participantes e influência das instituições governamentais.
O evento também possui um série de atividades que exigem as competências técnicas, cidadãs e comportamentais. No inicio será trabalhado a capacidade de conseguir levantar recursos filantrópicos como brinquedos e alimentos não perecíveis, a fim de doar para uma creche.
A terceira atividade programada é o almoço criativo que será realizado no dia 14. O objetivo é desenvolver o aspecto artístico dos alunos, através de dança, teatro, música e outras atividades, como o tema “Por que Fazer UBS”.
A importância da rede de contatos e da capacidade de relacionamento é trabalhada na última atividade, na qual é proposto o desafio de vender mais convites para a festa de confraternização que será realizada no El Divino. Ainda, finalizando o evento, haverá a premiação com troféu, medalhas e o certificado de participação

29 outubro, 2006

Atos de Filantropia


Atos simples como a doação de alimentos para um asilo, um hospital, uma creche e outras organizações assistencialistas podem representar um enorme contribuição social. No entanto, para que se obtenham melhores resultados, é importante avaliar as condições da instituição e suas reais necessidades.



Os alunos e professores da UBS promovem, nesse sentido, o desenvolvimento de uma parceria com uma creche para, em um ato filantrópico, chamar atenção dos empresários e da população em geral para essas questões. Parcerias, atividades extra-curriculares e extensão das universidades são alguns dos exemplos de projetos que acontecem hoje, porém sem a devida valorização.




Com a proposta de ir além do sonho, transformando-o em realidade, esse projeto diagnosticou problemas da creche dentre eles o terreno desnivelado e esburacado, o parquinho enferrujado, o muro incompleto e a falta de um sistema de escoamento. Além disso, o terreno esburacado oferece riscos para as crianças limitando o horário de lazer.




O projeto culmina com “Um Dia de Sonho”, oferecendo às crianças atividades de recreação, alimentação, doação de alimentos para a creche, presença do papai noel, doação de roupas e de brinquedos. Tudo promovido pelos alunos da UBS e orientado pelos professores, a fim de conseguir o apoio de empresas para investir na solução dos problemas destacados.

Na perspectiva de que o papel das empresas, universidades e outras instituições na relação com as organizações é orientá-las e apoia-las para atingir seus objetivos, estimulando a aprendizagem e a mudança social, a UBS exerce seu papel social.