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BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

29 setembro, 2006

Projeto Integrador

Se o projeto integrador visa desenvolver as competências dos alunos, é pelo resultado das propostas que o empresário tem retorno. A forte interação entre o meio acadêmico e o mercado, estabelecido também nas palestras serve como suporte para o desenvolvimento dos projetos. Destaca-se ainda, como atividade de aproximação, o desenvolvimento de projetos como o artigo do Professor Marcus Vinícius de Lima "Avaliação de Empresas de Pequeno Porte no Brasil através da Metodologia Construtivista de Apoio à Decisão MCDA-C" - premiada no ANANPAD - e a palestra "Avaliação do desempenho de carteiras de ações por um modelo diferenciado" apresentada pela Professora Ana Lopes na Expomoney.





Iniciado o contato com a empresa, parceira do curso ou sugerida por professores ou alunos, as equipes são formadas e as empresas escolhidas. O professor então, se torna um orientador,
e continuando o processo, os alunos elaboram um pré-projeto e iniciam um estudo sobre a empresa, a fim de identificar as principais características. A partir dessa primeira fase, realizada a partir de fontes secundárias - livros, sites e periódicos - os projetos são discutidos em sala de aula para que se possa enriquecer ainda mais o trabalho. Essas atividades resultam no projeto que será discutido com a empresa. Nesse semestre seram trabalhadas as seguintes empresas:









Da mesma forma que Consultores Empresarias os alunos apresentam o projeto à empresa e seguem o aspecto acadêmico, definindo a metodologia e toda a base de conhecimento que irá suportar o trabalho acadêmico, orientado pelo professor responsável. Dessa forma, o diagnóstico empresarial inciado na primeira etapa, adquire mais consistência através da troca e comparação das informações até então obtidas. Muitas vezes, na condição de novo entrante, a empresa ainda não possui conhecimento detalhado do mercado, tanto em relação aos concorrentes quanto aos clientes.
“Também aprendemos com eles e reciclamos
nossos conhecimentos. Com o projeto, a gente acaba
também aplicando algo que deveríamos fazer mas
não tínhamos capacidade. Isso atende a necessidade
da empresa e da universidade.”
Cristiane Tissot - diretora comercial
do Laboratório Médico Santa Luzia





Junto com o diagnóstico, a equipe também elabora um serviço a ser prestado à organização. A realização desse serviço é também avaliada como parte do projeto e por tanto segue as mesmas determinações acadêmicas. O resultado de pesquisas em fontes secundárias e em atividades de campo é apresentado à uma banca de professores no final do semestre. Essa apresentação é então avaliada e criticada para então se definir o modelo a seguir para expor os resultados para a instituição.


“No primeiro módulo os alunos realizarão a pesquisa em Celso Ramos para avaliar o impacto da construção da barragem.A atividade é realizada com entrevistas na empresa, na prefeitura e na comunidade, a fim de obter a maior quantidade de informações. Desenvolve-se assim a habilidade de comunicação e o senso de ética e responsabilidade social. Ainda, é realizado uma pesquisa no solo para avaliar o impacto do empreendimento em fontes arqueológicas. O projeto desenvolve a capacidade de empreender, liderar, estudar metodologia e tomar decisões. “
Marco Aurélio De Mais - Professor Phd da UBS

27 setembro, 2006

Outdoor Education: Novas propostas

Em direção a serra - Santo Amaro da Imperatriz - Santa Catarina


Não apenas ao longo dos anos, mas também no decorrer do semestre, novas propostas emergem. Da mesma maneira que nas empresas os processos são reinventados buscando maneiras mais eficientes de atingirem seus objetivos e a estratégia se molda de acordo com as forças do ambiente, o ensino se modifica criando novos conceitos e atendendo nova necessidades .

Topo da Serra do Tabuleiro - Santa Catarina

A disciplina outdoor education passa por uma reformulação visando atender a demanda dos alunos e desenvolver as competências propostas no projeto pedagógico. Todavia, a oportunidade de acompanhar um processo em construção, como o planejamento estratégico, lembra que a mudança é constante e a aprendizagem é fundamental para liderar.

Atividade de Canoagem Havaiana - Lagoa Da Conceição - Florianópolis - SC

Independentemente da atividade realizada ou das pessoas que compõe a equipe, a busca por resultados ao invés da comparação com a atividade anterior parece ser a maneira mais eficiente de se adaptar a uma mudança.

Parque de Corrida de Orientação - São José - Santa Catarina

Dessa forma, entre caminhadas na mata, a celebração do sucesso em meio a neblina, remadas na lagoa e corridas de orientação em parques, o desenvolvimento humano, técnico e cidadão foi o maior ganho em todas as atividades. O resultado não foi apenas o aperfeiçoamento de habilidades e a lapidação de conhecimento, mas a criação de novas perspectivas para a criação de conhecimento, para a geração de renda e para o desenvolvimento sustentável.

http://www.lnt.org/ - Leave no Trace - Site sobre questões éticas em expedições

http://www.ekoete.com.br/site/home.php - Ekoeté - Site sobre expedições e eventos ligados ao ecoturismo

http://www.nols.edu/ - National Outdoor Leadership School (Escola Nacional de Liderança em Expedições) - Site norte americano sobre expedições e desenvolvimento de liderança

http://www.outwardbound.org/ - Outward Bound ( Limite de Liberdade) - Site norte americano sobre expedições e desenvolvimento de liderança

26 setembro, 2006

A Empresa Júnior como Experiência Profissional

Apresentação do projeto integrador

Destacada a proposta inovadora da business school visando aproximar o ambiente acadêmico das necessidades do mercado, a empresa júnior, conceito inicialmente desenvolvido na França na década de 60, também possibilita que o aluno aplique a teoria e desenvolva habilidades e conhecimento realizando consultorias e atividades empresariais, com apoio da instituição universitária e dos professores.

A empresa júnior UnisulJr - www.unisuljr.unisul.br - proporciona também a oportunidade de interagir com diferentes áreas de conhecimento ao seguir um modelo interdisciplinar com as unidades de negócio BusinessJr, Interglobal e TuriJr, para os cursos da Business School, de Relações Internacionais e de Turismo e Hotelaria. Esse conceito proporciona uma maior aproximação do ambiente de negócio já que o mercado exige a interação com os mais diversos profissionais.

Para tanto, a estrutura matricial baseada nas gerências de finanças, marketing e recursos humanos, viabiliza a criação de projetos interdependentes entre as unidades de negócio, seguindo um modelo de projeto para a execução e posterior avaliação do desempenho e armazenamento.

Por fim, a organização de uma empresa demonstra a importância do planejamento e das habilidades de negociação, bem como da divisão de tarefas e de responsabilidades. Dessa forma, ao participar da estrutura organizacional da empresa júnior possibilita-se a vivência empresarial, com receitas, custos, conflitos e decisões.

25 setembro, 2006

Perpesctiva para o segundo semestre de 2006

Entre atividades educacionais, profissionais e recreativas, o segundo semestre de 2006 traz novos desafios aos alunos, professores e gestores da UBS, bem como para as empresas envolvidas com a universidade.

Ao passo que as turmas avançam em direção ao mercado, novas questões aparecem. Dentre elas, a busca por empresas com as quais os alunos se identifiquem para a realização dos estágios no próximo semestre. Essa proposta tem por fim gerar a oportunidade para que o egresso possa se tornar um profissional competente.

Também válida como experiência de desenvolvimento, é o intercâmbio com universidades no exterior. Valorizando essa experiência, a UBS desenvolve parceria com a Escola de Gestão do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em Portugal, considerada uma das melhores escolas de administração da Europa.

Trabalhando as competências comportamentais, técnicas e de cidadania, o projeto integrador busca desenvolver as habilidade dos alunos nos aspectos acadêmicos e profissionais, através do relacionamento com empresas e profissionais de mercado. Assim, através da prática de diagnóstico empresarial e consultoria, desenvolvem-se habilidades de planejar, executar, analisar e apresentar os resultados, respeitando questões de ética e de responsabilidade. No primeiro semestre deste ano, as equipes de cada módulo realizaram as atividades nas empresas dentro da abordagem referente ao conteúdo estudado:

5º Módulo - Marketing e Serviços
Laboratório Médico Santa Luzia
Planeta Atlântida
RBS

4º Módulo - Finanças e Orçamento Empresarial
Marisol

3º Módulo - Métodos Quantitativos e Tecnologias
Tropical Brasil
Hotel Praia Brava
Unisul Business School
Engevix

2º Módulo - Organização e Gestão Estratégica
AdmSystem
Extradigital
Driver Informática

Destaca-se que a Engevix e o Santa Luzia receberam pela segunda vez a os alunos dentro de suas empresas, satisfeitas com o resultado do projeto em ambas as vezes.

Também a proposta de outdoor education visa promover o crescimento e o desenvolvimento de competências do futuro profissional. Dentre elas a liderança, o empreendedorismo, a persistência, a criatividade e a capacidade de se relacionar. Isso, através de atividades como rapel, hiking, trekking, canoagem e corridas de orientação, desenvolvendo a habilidade de planejamento e de tomada decisão em situações desafiadoras.

Porém, não só trabalho e estudo se desenvolvem na vida dos alunos. Também a realização de atividades recreativas como os jogos de futebol entre turmas, comemorações de datas festivas, festas e baladas, celebrando as conquistas e reforçando a união dos alunos completam a vivência desenvolvida na UBS.